sábado, 5 de maio de 2007

Particípios duplos - Esta pago? / Está pagado?

Mónica,

Mais uma vez, aqui ficam os meus agradecimentos pelas palavras e por ter participado no blogue.

A sua dúvida prende-se com a utilização dos verbos com particípios duplos. Muitos verbos apresentam duas formas: a regular, que se emprega geralmente com os auxiliares ter e haver; e a irregular que se conjuga principalmente com os auxiliares ser e estar.

Ex.:

Entregar – Tenho entregado (particípio regular com o verbo ter) as encomendas correctamente.

O livro foi entregue (particípio irregular com o verbo ser) hoje.

Aceitar: - Tenho aceitado (particípio regular com o verbo ter) todas as propostas.

A proposta foi aceite (particípio irregular com o verbo ser) por todos.


Todavia, tem-se verificado, desde há algum tempo, que há verbos em que se está a pôr de lado a forma regular (que termina quase sempre em –ado ou –ido) e a utilizar-se a forma irregular como acontece com os verbos ganhar, limpar, pagar, entre outros.

Eu já tinha pago (forma irregular com o verbo ter, contrariando a regra acima descrita) a conta.

A conta está paga (particípio irregular com o verbo estar, seguindo a regra supra mencionada).

Conclui-se que não há regra sem excepção e que a expressão “O jantar está pago” não é incorrecta.

3 comentários:

Mónica disse...

Agradeço ao prof por ter tirado a minha dúvida...
Qualquer coisa pergunto-lhe. ;)

Cumprimentos da família Pestana...

Sofia disse...

De facto tinha essa duvida, aliás fui eu que disse à Mónica que se dizia "Pagado" em vez de "pago", pois numa aula de português a minha professora disse que dizia-se "pagado", isto sem apresentar o raciocínio; depois, naquele programa "Cuidado com a língua" que dá na RTP tinham dado isso, mas sem o exemplo do "Pagado" e eu fiquei a pensar que se dizia "pagado".
É bom existerem destes sites! :)

Carolina Fernandes

étoile disse...

Parabéns pelo seu blog.
Já tentei colocar um comentário , mas n sei se vai ou n aparecer. Se não aparecer, voltarei para repetir a minha sugestão.
Abraço